quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DIA DA JUSTIÇA - 08 de dezembro


Dia da Justiça - 08/12

Ordem e proteção

Para os gregos, a deusa Têmis representava a Justiça, a lei e a ordem e protegia os oprimidos. Sentava-se ao lado de Zeus e era sempre invocada pelas pessoas que juravam dizer a verdade. Têmis era representada sem venda, com olhar severo, ...tendo nas mãos uma balança e uma cornucópia. Na mitologia romana, era chamada de Justitia (Justiça).



No século XVI, os artistas alemães colocaram uma venda nas representações da deusa da Justiça, para simbolizar a imparcialidade que deveria ocorrer nos julgamentos. Contudo é preciso que a Justiça tenha os olhos austeros de Têmis, para que possa enxergar a injustiças e agir com imparcialidade e firmeza.



No Brasil, os direitos e deveres dos cidadãos estão preceituados na Constituição, promulgada em 5/10/1988, sobretudo no artigo 5º. No Capítulo III, que discorre sobre o Poder Judiciário, são citados os órgãos responsáveis pela realização da Justiça no país: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e juízes do Trabalho, Tribunais e juízes Eleitorais, Tribunais e juízes Militares e Tribunais e juízes dos Estados e do Distrito Federal, e suas respectivas competências. O artigo 127 dispõe sobre o Ministério Público, “incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Leis específicas estabelecem normas para que se cumpram os quatro objetivos da Constituição, expressos no artigo 3º (construir uma sociedade livre; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação) e os princípios elencados no artigo 4º e seu parágrafo único (independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não intervenção; igualdade entre os estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; concessão de asilo político).



O DIA EM QUE TODOS ESTES PRECEITOS FOREM IMPLEMENTADOS SEM QUE SEJA NECESSÁRIA A INTERVENÇÃO DE UM PODER DO ESTADO, DO JUIZ, PODEREMOS DIZER, FINALMENTE, QUE A JUSTIÇA SE FEZ, QUE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE JUSTA !!!!!

Colegas que estão em atividade, muitos dos quais estão utilizando o dia, a noite, o sábado, o domingo, o feriado, as férias, para colocar serviço em ordem, para tirar os atrasos que nunca acabam pois o ralo é infinitamente menor do que a torneira, ... vamos utilizar este dia para propagar esta idéia, para fazer com que o cidadão compreenda o quanto o seu papel é importante na construção da JUSTIÇA, de uma SOCIEDADE JUSTA !!!!
 
 



domingo, 4 de dezembro de 2011

BOLO DA FELICIDADE




RECEITA DO BOLO DA FELICIDADE (os que foram à nossa festa de confraternização neste domingo último puderam provar do bolo).



BOLO DA FELICIDADE assim chamado por mim, pois tenho por ritual fazê-lo e dar ou repartir com os amigos em ocasiões como estas, nas quais transmito todo o sentimento de felicidade e prosperidade, em todos os sentidos, espiritual e material, fica com a aparência da foto e leva os seguintes ingredientes:

RECEITA DO BOLO DA FELICIDADE

- 4 maçãs verdes raladas (pode ser no processador)
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 1/2 xícara de óleo de canôla ou girassol
- 1 xícara de nozes picadas
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de uvas passas (pode misturar preta e verde)
- 2 ovos
- 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sobremesa de canela em pó
- 2 colheres de sobremesa de essência de baunilha
- 1 pitada de sal

Misturar todos os ingredientes, começando pelas maçãs e terminando com a farinha de trigo e o bicarbonato, sem bater, apenas mexendo para misturar tudo (não utilizar batedeira).


Assar em forma untada em forno médio por aproximadamente 40 minutos (ele fica bem moreno, parecendo que feito de chocolate, por causa das maçãs que escurecem e da canela).

Desenformar depois de frio e cobrir com brigadeiro mole (para quem pode) ou polvilhar com açúcar de confeiteiro para parecer nevado.

DEGUSTEM COM PRAZER !!!
 
 
acompanhado com um café ou chá fica maravilhoso ...